Os benefícios do kettlebell são impressionantes

Esse é o kettlebellSe você treina na academia ou no prédio, é provável que já tenha visto uma bola de ferro com alça (esse aí da foto).

Essa bola é o “famoso” kettlebell”. Se quiser conhecer a história dela (até os Mariners americanos usam em seus treinamentos hoje), clique aqui.

Eu já uso o kettlebell há alguns anos e neste post queria te mostrar que não é uma moda passageira: tem muitos benefícios e quase todo mundo pode usar (aos que não praticam ainda, é legal começar com supervisão para evitar lesões).

Além disso, você não precisa de horas na academia pra conseguir um bom condicionamento físico ou ficar mais forte! Pode esquecer aqueles treinos longos e chatos…

Kettlebell é modinha do momento?

Algumas pessoas consideram o treinamento com kettlebell como mais uma moda do mundo fitness. Não acho isso: já existe há aproximadamente 300 anos e os benefícios com esta bola de ferro com alça são inúmeros.

Fica estranho chamar algo com mais de 300 anos de história de modinha, né? 😉

Que outros exercícios têm todos estes benefícios ao mesmo tempo?

Acho difícil encontrar algum exercício que tenha tantos benefícios quanto os que dá pra fazer com ketllebell. E se você não tem tanto tempo pra treinar, trago boas notícias: com o kettlebell você não precisa passar horas na academia!

Em 30 minutinhos já dá pra fazer um bom treino!

Abaixo citarei alguns dos que experimentei em meu próprio corpo e vi acontecer em muitos de meus alunos.

Dá pra treinar ao ar livre e sem usar máquinas

Muitas pessoas não gostam de treinar em academia e preferem treinar em casa ou ao ar livre: não precisa de muito espaço (2×2 metros já são suficientes). E basta levar esta bola de ferro para o parque e fazer um treino bem legal e com grande resultado!

Melhora a postura e equilíbrio corporal

Fazemos muita coisa na nossa vida olhando para frente: usamos o celular, o computador, fazemos nossas refeições, dirigimos etc. O treinamento com kettlebell faz o oposto e fortalece a parte posterior do nosso corpo.

Por esta simples razão, ajuda na nossa postura! Outra razão que melhora na postura é a possibilidade de treinar de forma unilateral para melhorar a consciência corporal, o equilíbrio de forças, com isso, reduzindo o risco de lesões.

Aumento da capacidade cardiorrespiratória

Como utiliza vários músculos, a frequência cardíaca aumenta bastante e com isso nossa capacidade cardiorrespiratória melhora bem sem precisar ficar horas na esteira.

O gasto calórico é muito alto e, consequentemente, auxilia no emagrecimento (já sei que o principal para emagrecer está no que você come e exercício tem participação relativamente baixa, ok?).

Você fica mais forte

O treino com esta bola de ferro faz o praticante ficar mais forte, mais rápido, com mobilidade e estabilidade das articulações.

Desta forma preparamos nosso corpo para as atividades do dia a dia e também para melhorar o desempenho nos esportes que cada um gosta de praticar (lutas, corrida, futebol, tênis etc.).

Sem falar na absorção de impacto: o treino com kettlebell é umas das poucas formas de treinar o corpo a desacelerar. Isso é importante pois minimiza o risco de lesões.

O treino não é chato!

Muita gente que odeia academia tem um motivo: os treinos são chatos de morrer. E muito iguais! Sem falar da baixa intensidade (sabe quando você repete mil vezes um movimento com o peso de 1kg?).

Com o kettlebell é diferente: os treinos são dinâmicos e intensos.

Além disso, não precisam ser repetitivos: podemos treinar variação de carga, o número de repetições, o tempo de execução, o tipo de exercício e o local. Aqui é papel do treinador conhecer a fisiologia e, desta forma, atingir os objetivos do praticante.

Você pode ter uma academia em casa, pois não ocupa muito espaço, é barato e durará para o resto da sua vida.

Concluindo…

Enfim, o kettlebell é mais uma ferramenta de treino (não a única). Gosto muito de utilizar com meus alunos por tudo que citei acima.

Nos posts seguintes falarei os principais exercícios com kettlebell: Turkish Get Up (TGU), Swing, Clean, Squat (agachamento), Press e Snatch.

Assim vocês conseguirão entender melhor como o treinamento com kettlebell pode auxiliar no fortalecimento e qualidade de vida das pessoas.

Se quiserem uma palhinha, vejam no vídeo abaixo:

Até mais!!!

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Benefícios do Kettlebell
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Eu já uso o kettlebell há alguns anos e neste post queria te mostrar que não é uma moda passageira: tem muitos benefícios e quase todo mundo pode usar (aos que não praticam ainda, é legal começar com supervisão para evitar lesões).
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