Bolo Low Carb de Chocolate “fofucho”

7
1489

A história deste bolo low carb de chocolate é diferente. Ele foi feito de improviso com o que tinha dispensa e acabou ficando um dos melhores que comi até hoje.

Ficou macio sem ficar borrachento, úmido sem ficar ensopado e doce sem ficar enjoativo.

Se você ainda não conhece, o psyllium é um pó da casca da semente de uma planta, que tem vários usos. Na culinária, pode ser usado em pães e bolos low carb para deixá-los mais macios. Como as versões low carb não têm glúten, tendem a ficar menos úmidos e macios que os tradicionais.

Dá pra fazer sem ele? Dá! Mas vai ficar menos macio.

Para os chefs Low Carb com Comida de Verdade de plantão, segue então como fazer.

Ingredientes

  • 5 ovos.
  • 1 xícara de coco ralado fino puro [cdvProduto idProduto = 239  idFornecedor = 35]
  • 1 xícara de farinha de castanha de caju (pode ser amêndoas ou macadâmias também) [cdvProduto idProduto = 296 idFornecedor = 35]
  • 1 colher de sopa de fermento químico.
  • 2 colheres de sopa de psyllium.
  • 2 colheres de sopa de xylitol [cdvProduto idProduto = 312 idFornecedor = 35]
  • 200 ml de leite de coco.
  • 125g de manteiga sem sal [cdvProduto idProduto = 129  idFornecedor = 17]
  • 1 colher de sopa de cacau em pó puro [cdvProduto idProduto = 36  idFornecedor = 24]

Pra incrementar um pouco a massa, você pode colocar uns nibs torrados de cacau [cdvProduto idProduto = 340 idFornecedor = 51]. Vai dar uma crocância bacana!

Como fazer

  1. Separe as gemas das claras dos 5 ovos.
  2. Derreta a manteiga e bata com as gemas (na mão mesmo). Misture o leite de coco e bata um pouco mais.
  3. Vá acrescentando os ingredientes secos aos poucos (sempre batendo para que eles se misturem à massa), sendo que psyllium e fermento químico vão por último.
  4. Bata as claras a ponto de neve e depois misture à massa.
  5. Eu uso aquelas formas de bolo de silicone que vão no forno e não precisam untar. Mas se for fazer em outro tipo de forma, unte antes de despejar a massa.
  6. Leve ao forno (210 graus) e faça o teste do palito depois de uns 25-30 minutos. Se o palito não sair seco, repita o teste a cada 5 minutos, até que saia sequinho.
  7. Desligue o forno e espere esfriar para desenformar.
  8. Agora falta a cobertura. O jeito mais fácil é derreter 1 barra de 80g de chocolate 75% cacau no microondas e misturar com 1/2 lata de creme de leite. Mas você pode fazer isso no fogão também.

Curtiu? Compartilhe nas redes sociais!

[culinariaPaleo]

Bolo Low Carb de Chocolate

A história deste bolo low carb de chocolate é diferente. Ele foi feito de improviso com o que tinha dispensa e acabou ficando um dos melhores que comi até hoje.

Preparation Time: 25

Cooking Time: 30

Total Time: 55

7 COMMENTS

  1. Qual o tamanho da forma para essa receita? Tenho todos os ingredientes, até que enfim achei uma receita pra usar o psyllium rsrsrs

    • oi João, tudo bem? Apesar de levar 5 ovos, não fica com gosto! Você chegou a fazer? Talvez colocar alguma essência natural (baunilha, por exemplo) ajude

    • João, na hora que vc for bater as claras em neve, ponha raspinhas de limao ou uma colher de alcool que tira totalmente o cheiro. Receitinha da vovó 😉

    • Sim. Pra cada gema separada, adicione a mesma uma colherzinha raza de água e em seguida bata bem. Isso evita esta odorização.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here