Caçando mais mitos – Mito #1 Mais gordura e proteína na dieta causa pedras na vesícula biliar

Guarde isso: uma alimentação LOW FAT – HIGH CARB (baixo teor de gordura e alto teor de carboidrato) tem maior chance de causar pedras na vesícula.

 E o mecanismo é muito simples: você come pouca gordura, pouca bile é usada, ficando, portanto, armazenada na vesícula biliar. Com o tempo, pode haver precipitação de sais e formação de pedras.

Existe uma associação conhecida entre síndrome metabólica, diabetes e obesidade com pedras na vesícula. E, como sabemos, uma alimentação com alto teor de carboidratos, especialmente os refinados, está relacionada com estas doenças!

Portanto, se quiser melhorar a saúde e reduzir as chances de ter estas pedras, o ideal é comer comida de verdade, com baixa carga glicêmica de preferência, usando a gordura natural dos alimentos como fonte de energia.

Há vários estudos científicos que mostram estes efeitos. Se seu amigo ou médico disser que uma dieta rica em gorduras e/ou proteínas vai te levar a desenvolver pedras na vesícula, peça para ele ler os posts e estudos abaixo:

Se você já tiver pedras, a história é diferente! Alto consumo de gorduras pode causar dores e cólicas.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *