Passo #3: Desapegue do açúcar e da farinha de trigo

Eles não têm lugar em uma alimentação saudável. Ainda mais se você quiser emagrecer.

Não apenas eles engordam como viciam e pioram um sem fim de alergias e outros problemas de saúde.

Está mais do que documentado. É fato. Portanto, é essencial tirá-los do dia a dia.

Tente e veja os resultados já nas primeiras semanas. Menos peso, mais energia.

Claro que é mais fácil falar do que fazer, mas é preciso tentar.

E quando você tentar, fique atento: eles estão “escondidos” em muitos alimentos, principalmente os mais processados.

Suco de frutas de caixinha, refrigerante, iogurte light, barrinha de cereal, ketchup, cereal matinal, bolachas, molhos e muitos outros.

Sempre olhe o rótulo. Veja se farinha de trigo e/ou açúcar estão na lista de ingredientes. Se estiverem, você já imagina o que deve fazer, né? 🙂

Essa dica vale ouro.

Te pareceu muito extremo? Conte pra gente quais suas dificuldades quando tentar.

Referências Bibliográficas
[1] TAUBES, Gary. Why we get fat and what to do about it. USA: Knopf Doubleday Publishing Group, 2011.
[2] BAYLOR, Jonathan. The smarter science of slim. USA: Aavia Publishing PLC, 2013.

Print Friendly, PDF & Email

9 comentários em “Passo #3: Desapegue do açúcar e da farinha de trigo

  • 21 de julho de 2015 em 7:40 PM
    Permalink

    Hoje fazem 7 dias que eu comecei a alimentação low carb por sugestão médica. Sempre fui fã de farinhas de todo tipo. Pão, bolacha, macarrão, arroz, feijão e pizza sempre fizeram parte do meu dia a dia. Imaginei que ficar sem eles ia ser uma tortura. Principalmente o meu pãozinho com margarina e o café com leite de manhã pensei que não ia conseguir abrir mão. Demorei três dias quando já tinha começado a dieta para tentar comer ovos mexidos de manhã. Me embrulhava o estômago, me dava náuseas e nojo só de pensar em comer alguma coisa tipo ‘mistura de almoço’ no café da manhã…..rs…mas enfim, fiz o tal ovo mexido com queijo e não é que eu gostei ?…..eu me surpreendi comigo mesmo, não senti nojo nem nada….comi 2 ovos mexidos com queijo derretido e só não comi mais porque eles satisfazem muito e imediatamente a gente fica saciado. Achei incrível. Só fui lembrar de comida lá pelas 13:00 hs e olha que eu tomei o café da manhã as 07:00 hs. Antes lá pelas 09:00 eu já estava morrendo de fome e podia ter comido dois pão que a fome vinha no meio da manhã. Agora eu já acordo pensando nos meus ovos mexidos com queijo e estou adorando. Também não estou sentindo falta de arroz e macarrão que eram a base do meu almoço e jantar. O que eu estou sentindo falta ainda são das minhas frutas porque eu sempre gostei de frutas ( não gosto de doces, então não tenho problema com eles ), mas a frutas fazem falta principalmente o abacaxi e o melão que sempre adorei e comia todos os dias. Gelatina também é algo que sinto falta . Enfim, nunca mais abro a boca pra dizer não gosto disso ou daquilo, primeiro experimento depois vejo os resultados. Estou percebendo que hábito é uma coisa que a gente faz e desfaz como quer. Está sendo uma boa experiência pra mim. Ainda estou no começo. Perdi 1,800 kg nessa primeira semana sem passar fome, o que estou achando fantástico. Vamos ver o que vai dar com o passar dos dias. Obrigado pela atenção.

    Resposta
  • 15 de agosto de 2015 em 11:21 AM
    Permalink

    Minha dúvida é sobre cetose, tenho que ficar 14 dias em cetose pro meu organismo acostumar?

    Resposta
    • 15 de agosto de 2015 em 11:40 AM
      Permalink

      Eliana, acho que antes de tudo você tem que se perguntar “por que quero estar em cetose”.

      Esse é um dos “fenômenos” menos compreendidos de nosso corpo e muita gente confunde estar em cetose com emagrecer.

      De qualquer forma, qualquer prazo para se acostumar a algo, quando estamos falando do corpo humano, varia bastante. Não existe uma resposta que faça sentido nesse caso.

      Resposta
  • 10 de setembro de 2015 em 9:50 PM
    Permalink

    Minhas dúvidas:
    Não gosto de folhas (verduras) mas amo legumes como beterraba, abobrinha, brócolis, cenoura, beringela, posso comer tb?
    Ja deixei de ingerir farinhas e açúcar mas confesso que adoçante ainda não e me sinto fracassada, não vi diferença no meu peso e queria saber o pq de estar estagnada 🙁

    Resposta
    • 13 de setembro de 2015 em 4:56 PM
      Permalink

      Fernanda, tudo bem?

      Esses legumes são comida de verdade. Então, já sabe né? 🙂 Se você quiser perder peso, apenas moderação com os que tem mais carboidratos, como cenoura e beterraba.

      É muito difícil dizer porque uma pessoa perde ou não peso. Não é receita de bolo, apesar de muitas empresas e a mídia vender a ideia de que é. Assim como é impossível dizer que você perderá X quilos em Y semanas. Não é assim.

      Não se sinta fracassada. Em 1o lugar peso não é o mais importante. Comendo comida de verdade e excluindo açúcar e farinha de trigo, você estará melhor ou pior em termos de saúde? Melhor, certo?

      E em 2o lugar, temos que testar várias abordagens pra ver qual faz sentido para o nosso organismo. Talvez seja legal se consultar um nutricionista (de preferência com abordagem Comida de Verdade) em sua cidade.

      Resposta
  • 3 de outubro de 2015 em 7:25 AM
    Permalink

    Eu não consigo emagrecer . Perdi 4 kg desde janeiro/15 e estacionei. Raramente compro frutas. Minha alinentação é saladas, verduras e legumes, carne, ovos, bacon,iogurte natural,coco ralado sem açúcar, óleo de coco, e mesmo assim, a balança não mexe. Acho isto um fenomeno muito desagradavel, embora me sinta bem. Tenho 63 anos e sou diabética tipo 2. Não consigo fazer exercicios. O que pode ocasionar esta falta de perda de peso?

    Resposta
    • 7 de outubro de 2015 em 8:58 AM
      Permalink

      Rita, bom dia! Existem milhões de fatores que influenciam perda de peso. Você já pensou em dar uma olhada junto com um médico / nutricionista? No blog do Dr Souto tem uma relação de profissionais que falam a língua da “Comida de Verdade”. Que acha?

      Resposta
  • 10 de fevereiro de 2016 em 11:21 AM
    Permalink

    Comida de verdade td bem? Adoro seu Blog! Tenho dúvida sobre a melhor opção natural para adoçar. Sei que o ideal seria sentir o gosto natural do alimento mas na hora do desespero por doce qual seria o melhor? Estava pensando em usar o melado de cana, mas meu objetivo é reduzir a gordura corporal, pois não preciso emagrecer (1.55 alt. 49 kilos), só a bendita barriga de trigo que não me larga! Me dá um help por favor! Obrigada!

    Resposta
    • 11 de fevereiro de 2016 em 9:15 PM
      Permalink

      oi Vanessa, tudo bem? Acho que depende muito da situação!

      para “adoçar” iogurtes por exemplo, costumo misturar alguma fruta mais docinha, como mamão ou até mesmo banana (esta última em pouca quantidade, pois pro meu paladar já é bem doce).

      em bolos low carb (ou outras receitas low carb “doces”) eu prefiro usar a banana sempre que possível (de novo, só um pouquinho). Você já chegou a usar stevia? Gostou? Tem gente que não se acostuma, mas vale o teste.

      Melado, mel, açúcar de coco e afins são todos compostos por açúcares que tem aquele impacto glicêmico que comentamos no post 2. Mas se forem usados com muita parcimônia, eventualmente e em pouca quantidade (nas receitas que traduzimos normalmente se usa no máximo uma colher de sopa), podem fazer sentido.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *