Tudo sobre café da manhã low carb (com receitas fáceis e dicas)

Então você começou uma dieta low carb com Comida de Verdade mas se sente perdido na hora de tomar o café da manhã?

Calma! Este post tem o objetivo de te ajudar com este “problema”. Com algumas dicas e um monte de receitas práticas!

Leia até o final e, se ainda tiver dúvidas, escreva nos comentários. Se gostar do post, não esqueça de compartilhar nas redes sociais.

Importante deixar claro que este post não é recomendação nutricional nem de cardápio. Ele apenas ajuda quem já se decidiu por low carb com Comida de Verdade a variar os alimentos em uma das refeições do dia.

Quer receber receitas grátis com muita Comida de Verdade em seu e-mail? Fácil! Clique no botãozinho azul abaixo e se cadastre!
Fique tranquilo: não enviamos spam nem damos seu e-mail para terceiros  

Antes era “fácil”

Antes você já sabia de cor e salteado: café da manhã “saudável” era um iogurte de frutas, pão (provavelmente “integral”) com margarina light ou queijo branco, sucos, café com ou sem leite, achocolatado, frutas, cereal matinal e coisas parecidas.

Claro que era fácil. Você aprendeu que esse deveria ser seu café da manhã desde pequeno: essa informação está gravada em sua mente.

Na padaria, no hotel e qualquer outro lugar que você for, o menu de café da manhã segue essa linha. Ou seja, o mundo conspira para que você acredite que esse é o normal e saudável.

Agora que você já entendeu que esse tipo de café da manhã não é legal pra sua saúde no longo prazo, tem dúvidas do que deve comer quando acordar em um café da manhã low carb típico.

Se você se identifica com esta situação, continue lendo!

Não precisa de ovo, mas pode comer todo diaAh, pra não esquecer, adianto a resposta a uma pergunta que provavelmente está rondando sua mente: não, não precisa comer ovos todos os dias. Acertei? 😉

Você até pode fazer isso (eu faço pois adoro ovos e cada dia faço de um jeito diferente), mas se não gostar ou enjoar do ovo, você tem muitas alternativas bem gostosas.

Acontece com tudo mundo

Fique tranquilo, quase todo mundo que está começando uma alimentação low carb com Comida de Verdade passa por esse questionamento.

Afinal, como assim café da manhã sem pão?? Leva um tempo pra se acostumar. Pode ser que no começo você sinta muita vontade daquele pãozinho francês e até sinta seu cheirinho, mesmo que ele não esteja em sua mesa.

mudanca-de-paradigmaSe acontecer, pode respirar fundo e lembrar de algo que vou te dizer agora: é passageiro. Rapidinho você vai ter esquecido do “traiçoeiro” pão.

Tudo é uma questão de hábitos. Não será legal quando, daqui a alguns dias, você tiver adquirido hábitos alimentares bons? Sem perder o prazer de comer.

Nesse ponto, você provavelmente já vai saber automaticamente o que pode comer em cada refeição.

Continue lendo que vou te mostrar como!

Pra cada problema uma solução

Vou dividir o “problema” do que comer em um café da manhã low carb em duas situações. Pessoas que tomam café da manhã em casa e pessoas que tomam café da manhã na “rua” ou trabalho.

Vá direto para a situação que se aplica a você. Mas antes, alguns detalhezinhos sobre café e sucos.

Uma nota sobre café e sucos

Se você gosta de café e leu alguns blogs sobre low carb, provavelmente já deu de cara com algo do tipo café com manteiga ou óleo de coco ou nata. Ou até mesmo “bullet proof coffee”.

Se seu estômago embrulhou só de pensar na ideia, de novo, respire fundo e tome uma decisão informada.

O objetivo de misturá-los ao café é deixar sua primeira refeição do dia mais “saciante”.  Sim, são alimentos com alto teor de gordura, mas se você já entendeu a filosofia low carb sabe que gordura natural dos alimentos, sem excesso, não faz mal, não engorda e é altamente saciante.

Antes de passar estas alternativas, experimente cada uma delas. Simples. Não vai doer  😉

Bulletproof coffee - vai encarar?Café com nata, por exemplo, é semelhante ao café com leite. A manteiga sem sal não deixa um gosto muito marcante no café. O óleo de coco tem um gosto mais forte, mas que você pode tranquilamente gostar. O segredo é experimentar.

Mas que fique claro: você não é obrigado a colocar nenhuma destas gorduras em seu café. Se gostar e quiser, ótimo! Senão, bola pra frente com o cafezinho puro mesmo.

Agora, vamos aos sucos. Você já esqueceu dos sucos e néctars de caixinha, certo? Ótimo! Pois aqui estou falando apenas dos naturais sem açúcar, ou seja, fruta mais água e só.

Não se renda ao terrorismo de alguns autores low carb que dizem que você não pode comer fruta de jeito algum. Analise cada uma com calma e escolha aquela que você pode consumir com mais frequência e as que o consumo vai ser mais esporádico.

Algumas opções low carb pra você incluir no seu café da manhã, se quiser:

  • limão
  • limão com abacate
  • morango
  • maracujá
  • frutas vermelhas

A verdade é que suco/frutas é tema para um post inteiro! Se quiser ler algo legal a respeito escrito pelo Dr Souto, clique aqui.

Café da manhã low carb “na rua”

Ovos com bacon na padocaCafé da manhã fora de casa normalmente é na padoca ou em um hotel (se estiver viajando), certo? Hoje temos aquelas padarias mais “chiques” com buffet.

Se tiver buffet, fica mais fácil de colocar a quantidade que vai te deixar satisfeito. Mas nas padocas tradicionais também dá pra comer bem. Veja as opções:

  • omelete ou ovos mexidos
  • manteiga
  • queijos (não tenha medo dos mais amarelos, se gostar)
  • tomate
  • iogurte natural integral sem açúcar adicionado
  • bacon
  • linguiça
  • café (com ou sem manteiga) e chás
  • água ou um dos sucos que listei acima
  • frutas low carb (morango e abacate) ou outras com moderação

Na filosofia da Comida de Verdade, frios processados como mortadela e salsicha não entram. Porém, são low carb e portanto fica a seu critério consumi-los. Às vezes, na falta de opções, melhor comer um salame eventual do que pão, certo?

Café da manhã low carb em casa

São tantas as possibilidades que você até pode ficar perdido.

Se você gostar de comer ovos todos os dias, vá em frente. Dá pra fazê-los de mil maneiras diferentes: é só escolher como fazer (fritos, cozidos, mexidos ou omelete), os temperos (sal, pimenta, curry, cúrcuma, páprica, coentro, orégano, manjericão etc.) e o acompanhamento (vegetais na chapa, bacon, queijo e muitos outros).

Em nosso Instagram, tem muitas sugestões diferentes.

Clique aqui se quiser ver todas elas. Abaixo separei minhas preferidas (já já vou te dar opções sem ovos pra você variar o cardápio):

1. Ovo frito no azeite com linguiça defumada artesanal e pão low carb (veja muitas receitas de pão low carb clicando aqui).

Café da manhã low carb simples e rápido

2. Café com nata e ovos fritos no azeite com bacon

cafe-nata-bacon-ovos

3. Ovo frito no azeite com couve manteiga

ovo-couve-manteiga-organica

4. Omelete recheado com queijo minas padrão e vegetais na chapa (escolha os seus preferidos) e café com nata

omelete-vegetais-cafe-nata

5. Ovos mexidos temperados com sal e pimenta, aspargos em pedacinhos com shitake na chapa

ovos-mexidos-aspargos-shitakinho

6. Ovos fritos, sardinha, cebola e coentro na chapa

ovos-sardinha-cebola

Gosto de fazer um paralelo entre meus dois ovos matinais com as antigas duas fatias de pão que costumava comer no café da manhã. Antes de ser low carb, as duas fatias de pão eram sagradas – o que variava era o recheio que eu colocava dentro.

Pois bem, a ideia aqui é a mesma: o que quer que eu tenha na geladeira (inclusive o resto do jantar de ontem – já já falamos mais sobre isso) vai pra frigideira junto com os dois ovos. Fica sempre uma delícia!

Sim, há vida inteligente além do omelete

Vamos então às outras opções para complementar seu café da manhã low carb.

1. Panini low carb. Parece delicioso, né? É porque é delicioso. Veja a receita clicando aqui (muito fácil, não leva mais que 5 minutos). Seja criativo no recheio e use aqueles que você gostar mais. Sugiro sempre colocar um queijo de sua preferência.

Duvido você não gostar deste panini low carb sem glúten

2. Iogurte integral natural sem açúcar adicionado. Fonte de probióticos (os bichinhos que vão ajudar seu intestino a funcionar bem), é um excelente “veículo” para o consumo de coco ralado, frutas low carb, pastas de amêndoas ou castanhas, tiger nuts e outros. Veja exemplos abaixo:

a) Coco ralado, mirtilo desidratado, morango, tiger nuts.

iogurte-turbinado-20

b) Pasta de cacau e castanhas, morango, tiger nuts, coco ralado e mirtilo desidratado

iogurte-tigernuts-pasta-cacau-morango-mirtilo-desidratado

c) Pasta de amendoim, pasta de coco e tiger nuts

iogurte-joao

3. Queijos. Existem mil variedades de queijos, o que facilita nossa vida: escolha os que gostar mais. Não precisa ter medo dos mais amarelos (portanto, com mais gordura natural) e ficar apenas no queijo branco.

Tenho três sugestões práticas.

A primeira já é bem conhecida: rolinhos de presunto cru (ou normal se preferir) com fatias de queijo mussarela.

Outra: provolone fresco na chapa (clique aqui e veja como fazer).

provoleta

E provolone desidratado: você pode fazer em casa ou comprar pronto!

49bef1d2-ab74-4c9e-8e7c-1fdc82f3e29a

4. Pães low carb. Não adianta se enganar: pães low carb jamais vão ficar iguais àquele pãozinho francês da padaria. Se você for com essa expectativa, vai se decepcionar na certa.

Mesmo assim, são bem gostosos e você pode usar sua criatividade para rechear.

Existem muitas receitas por aí (veja aqui nosso arquivo de receitas de pão low carb), mas a que eu mais gosto vou reproduzir abaixo.

pao-low-carb-farinha-amendoim

 

Anote aí como fazer.

Ingredientes

– 3 ovos

– 3 cs de creme de leite (ou 2 cs de nata) + 1 cs de água

– 1 xícara de farinha de amendoim

– 1 colher de sobremesa de fermento

Como fazer

Bata tudo no liquidificador ou mixer e coloque numa forma de pão untada no forno, temperatura média (uns 200 graus). Vá fazendo o teste do palito de dentes pra ver se já está a ponto de tirar do forno.

Nem sempre o “pão” precisa ser uma massa feita com farinhas. Veja só o exemplo abaixo com as fatias de berinjela. Daí você inventa um recheio bacana e coloca na sanduicheira.

saduiche-berinjela

5. Castanhas, amêndoas e macadâmias. Ao natural ou em forma de pastas, é uma excelente forma de rechear seu café da manhã de gorduras boas, com poucos carboidratos.

Aqui, de novo, o segredo é escolher as que gosta mais e pronto.

Além disso, com elas (e algo mais) dá pra fazer uma granola low carb muito show (veja foto abaixo e clique aqui para ver a receita).

granola-low-carb

As pastas podem ser consumidas com frutas, iogurte, tapioca (eventualmente, para os que se permitem um pouco mais de carboidratos) e para fazer delícias low carb como brownies, sorvetes e bolos (clique aqui para ver como fazer algumas sobremesas com pasta de amêndoas).

Se você preferir os queijos brancos, olha só que sugestão bacana. Basta passar uma pincelada de pasta de castanha de caju (na verdade, pode ser sua pasta preferida) sobre o queijo.

sugestao-consumo-pasta-caju-com-queijo

6. Bolos low carb

Nem todos são rápidos de se fazer, portanto vale um pouquinho de planejamento (do tipo, fazer no dia anterior). De qualquer forma, são uma excelente opção caso você ainda tenha aquela quedinha por doces (cuidado pra não exagerar).

Minha preferida é esta receita de bolo de cenoura low carb.

Bolo de cenoura low carb

Tem também o bolinho de micro-ondas mais fácil do mundo, do dr Souto (clique aqui e veja a receita).

Clique aqui para ver nosso arquivo de receitas de bolos e brownies low carb.

7. Panquecas low carb

panquecasdeabobrinhaebacon

Aqui temos opções doces e salgadas, também bem fáceis de se fazer. Clique aqui para ver nosso arquivo de receitas de panquecas.

8. Smoothies e cremes

Muito fácil de fazer e com muitas opções de combinação.

Vou te dar aqui uma que mais fácil impossível. Veja esse creme de abacate e cacau em pó:

creme-de-abacate-cacau

Ingredientes: 1/2 abacate maduro, 2 colheres de sopa de cacau em pó 100% e uma batata doce média cozida. Bata tudo no liquidificador ou processador e tá feito. Se quiser, coloque o seu adoçante de preferência.

Olha só outro exemplo que até uma criança conseguiria fazer: creme de frutas vermelhas.

creme-morango-leite-de-coco-banana

Frutas vermelhas congeladas, iogurte natural integral sem açúcar, banana verde, pasta de amendoim e meio mamão papaya. Bate tudo no liquidificador e pronto.

Tem também esta versão bem divertida do smoothie de limão do Senhor Tanquinho, clique aqui para ver.

9. Coco e abacate

Se você gosta destes dois aqui, sorte sua: eles têm um papel fundamental em uma alimentação low carb. Melhor ainda: são tão flexíveis que você pode fazer um monte de coisas com eles.

Coco pode ser consumido de várias formas: ralado (no iogurte, com frutas, em bolos de caneca), desidratado em tiras (na granola ou puro), óleo (pra dourar/fritar, no café, em receitas de bolos), leite (no café, em smoothies e outros) e farinha (um monte de receitas de pães e bolos).

Este sim deveria ser chamado de superalimento: flexível, cheio de gorduras boas, saciante e gostoso. O mesmo vale para o abacate.

Já fez suco de limão com abacate? Delícia! Creme de abacate batido com cacau em pó 100%. Guacamole. Use sua imaginação e seja feliz.

10. Restodontê

Tenho certeza de que você já ouviu falar: você fez o jantar e sobrou comida.

Me diga: por que esperar o jantar do dia seguinte, se você pode comer a sobra já no café da manhã?

Parece estranho? Acredite: é uma questão de costume. Afinal, por que você pode comer um strogonoff à noite, mas não pode comer a sobra de manhã? São apenas algumas horas de diferença!

Você vai “passar mal” se comer uma salada verde com tomates, azeitonas e atum bem temperada com azeite logo ao acordar? Garanto que não.

Lembre-se do começo deste post: fomos acostumados a acreditar que o café da manhã é uma refeição diferente de todas as outras (assim, a indústria de alimentos processados nos vendia o cereal matinal).

Aqui em casa a reciclagem de alimentos é contínua: os vegetais orgânicos de ontem viram o recheio do omelete de hoje.

Aquela sobrecoxa pode ser devorada por inteiro ou desfiada e misturada com queijo derretido.

Use sua imaginação e perca o preconceito!

11. Nada

Sim, nada. Se acordar sem fome, você pode simplesmente pular o café da manhã.

Novamente, fomos acostumados com a ideia que é importante se alimentar logo ao levantar (especialmente com alimentos ricos em carboidrato) para se “recompor” do período de jejum durante o sono.

Mas como você já sabe, isso não faz sentido. Pule a refeição sem preconceito e seja feliz. (leia estes posts sobre jejum intermitente aqui)

Últimas dicas

Não deixe de conferir nosso arquivo completo de receitas para seu café da manhã low carb, clicando aqui.

O pessoal do Senhor Tanquinho montou um e-book de receitas exclusivamente para seu café da manhã low carb. São 57 receitas doces, salgadas, de smoothies, shakes, cafés. Tem até bônus com sugestões de lanches da tarde e acompanhamentos.

Para ver mais detalhes sobre o ebook “Café da manhã low carb”, clique aqui.

E aí? Gostou? Não esqueça de deixar sua opinião, suas receitas, ou tirar eventuais dúvidas nos comentários. E se gostou, compartilhe!

Summary
Tudo sobre café da manhã low carb
Article Name
Tudo sobre café da manhã low carb
Description
Se você fica perdido na hora de tomar seu café da manhã low carb, escrevi este post pra você!
Author
Publisher Name
Comida de Verdade
Print Friendly, PDF & Email

42 comentários em “Tudo sobre café da manhã low carb (com receitas fáceis e dicas)

  • 19 de novembro de 2016 em 7:34 AM
    Permalink

    Excelente matéria!!! Parabéns!!!

    Resposta
  • 19 de novembro de 2016 em 11:43 AM
    Permalink

    Adorei o artigo! Muito obrigada pela ajuda. Um grande abraço

    Resposta
  • 20 de novembro de 2016 em 7:26 PM
    Permalink

    adorei a materia, muito obrigada

    Resposta
  • 21 de novembro de 2016 em 10:52 PM
    Permalink

    Adorei a matéria, só me dá mais vontades continuar comendo de verdade. Algumas pessoas me criticam quando como bacon pela manhã ou no café da tarde, mas não ligo, como de consciência tranquila. Adoro café com nata ou óleo de coco. Obrigada por dividir conosco suas receitas. Um beijo.

    Resposta
  • 4 de dezembro de 2016 em 4:38 PM
    Permalink

    Adorei a matéria.Me ajudou muito começo amanhã o novo estilo de vida.Muito obrigada.

    Resposta
    • 4 de dezembro de 2016 em 5:44 PM
      Permalink

      Fico feliz, Regina! A ideia de ter escrito este post é ajudar as pessoas mesmo 😉

      Resposta
  • Pingback: A receita mais popular: bolo de cenoura low carb - Comida de Verdade

  • 13 de dezembro de 2016 em 8:33 AM
    Permalink

    Ola!
    ADOREI!
    Ja sou LOW CARB A QUASE 3 anos!
    Mas suas dicas servirao muuuito p mim!!!
    MEUS PARABENS!
    E ja to adicionando vcs e vou seguir as receitas!!!
    DEUS ABENCOE!

    Resposta
    • 26 de junho de 2017 em 8:58 AM
      Permalink

      Vc conseguiu perder quantos kg?

      Resposta
  • Pingback: Receita low carb de rolos de omelete com espinafre e presunto - Comida de Verdade

  • 16 de janeiro de 2017 em 12:22 PM
    Permalink

    Essa matéria me ajudou muito…eu estava cheia de dúvidas quanto ao cardápio low carb. Animador saber que é possível comer comida de verdade, de forma saudável.

    Resposta
    • 16 de janeiro de 2017 em 5:33 PM
      Permalink

      Fico feliz em saber, Palma! Sugestões e dúvidas, é só mandar!

      Resposta
  • 5 de março de 2017 em 1:43 PM
    Permalink

    Adorei a matéria. Quero mudar a forma de me alimentar e veio bem a calhar.. Obrigada pelas dicas valiosas.
    Um gtande abraço

    Resposta
    • 10 de abril de 2017 em 2:55 PM
      Permalink

      :)))))))))

      Resposta
  • Pingback: 50 dicas low carb para quem está começando! - Comida de Verdade

  • Pingback: 50 dicas low carb para quem está começando! - Receitas Low Carb

  • 18 de abril de 2017 em 11:35 AM
    Permalink

    Adorei !!!! Receitas ótimas e itens disponíveis! Adorei o site!

    Resposta
    • 18 de abril de 2017 em 5:24 PM
      Permalink

      Fico muito feliz, Talita :)))))

      Resposta
  • 28 de abril de 2017 em 10:13 AM
    Permalink

    Li a rio ceita do ovo frito no azeite, quando isso acontece o azeite não se torna prejudicial? O ideal não seria fritar na manteiga ou no óleo de côco?

    Resposta
  • 28 de abril de 2017 em 10:14 AM
    Permalink

    Li a receita do ovo frito no azeite, quando isso acontece o azeite não se torna prejudicial? O ideal não seria fritar na manteiga ou no óleo de côco?

    Resposta
  • 7 de junho de 2017 em 9:00 PM
    Permalink

    Gostei …achei muito interessante

    Quero entender melhor ….

    Resposta
  • 17 de junho de 2017 em 6:10 AM
    Permalink

    Adorei a dica de como variar um café da manhã adoro ovos queijos amarelos e bacon.

    Resposta
  • 24 de junho de 2017 em 6:16 PM
    Permalink

    Boa tarde estou começando agora, nao tinha muitas informações, fui muito esclarecida estou tomando no café da manhã shake tipo Herbalife so no cafe da manhã o que acha?

    Resposta
    • 25 de junho de 2017 em 12:43 PM
      Permalink

      Célia, minha opinião sobre Herbalife não é lá muito positiva….hehe

      Então eu não tomaria nunca. Mas se você decidiu tomar, deve ter tido seus motivos. A decisão é sua.

      Resposta
    • 25 de junho de 2017 em 12:41 PM
      Permalink

      :)))))

      Resposta
  • 28 de junho de 2017 em 4:46 PM
    Permalink

    Estou iniciando , portanto lendo muito a respeito.Pergunto, Leite , mamão Papaia ? , gosto de mais.
    Carne vermelha , peixe em geral, frutos dos mar , sem problemas?
    O restante é simplesmente delicioso.

    Resposta
  • 1 de julho de 2017 em 11:48 AM
    Permalink

    Parebéns pelo post…amei as dicas…dá pra ser lowcarb sem perder o prazer de comer…seus pratos são incríveis…

    Resposta
    • 1 de agosto de 2017 em 2:58 PM
      Permalink

      :))))))))))))))))))))))))))

      Resposta
  • 27 de julho de 2017 em 11:21 AM
    Permalink

    Parabéns!! Adorei!!

    Resposta
    • 29 de julho de 2017 em 7:28 PM
      Permalink

      que bom que gostou, Mari! 😉

      Resposta
  • 13 de agosto de 2017 em 4:32 PM
    Permalink

    boa tarde!
    meu nome é Rosa e tenho 56 anos!
    comecei a ouvir a poucos dias sobre essas comidas mais saudáveis e assim estou pesquisando
    sobre o assunto,ficando com muitas dúvidas,pois sinto o estômago pesado ou inchado,também o leite não me faz bem! Sempre fui de comer muitas frutas,verduras,coisas naturais.
    -qualquer idade para começar?
    -trem restrição para as pessoas que tem colesterol alto?
    -emagrece? Pois estou com um peso extra e quero diminuir!

    Desde já agradeço!

    Resposta
    • 16 de agosto de 2017 em 8:11 AM
      Permalink

      A resposta para todas suas perguntas é DEPENDE. Depende do que você quis dizer com comidas saudáveis (tem muitas visões diferentes do que significa saudável, certo?). Por exemplo, tem gente que tolera bem leite, outros não. Tem gente que acha arroz saudável, outras não.

      Na filosofia Low Carb com Comida de Verdade, arroz e leite não deveriam ser consumidos com frequência.

      Teoricamente alimentação saudável não tem idade pra começar! Dado que ela é saudável…

      Sobre questões particulares, como doenças pré existentes ou colesterol alto, tem que ser avaliado caso a caso com seu médico, não tem jeito. Mesmo porque colesterol alto pode ser uma anomalia genética, por exemplo.

      Mas comer bem e saudável deveria funcionar para todos, concorda? O problema é como você implementa isso…cada um vai dizer uma coisa quando o assunto é esse.

      Resposta
  • 19 de outubro de 2017 em 12:53 PM
    Permalink

    Boa tarde! Tanto na receita do pão preferido como na do bolo de cenoura vc cita fermento, mas não especifica de qual tipo. Pode me explicar sobre isso? Obrigado!

    Resposta
  • 20 de outubro de 2017 em 3:32 PM
    Permalink

    Achei muito interessante o artigo, tirou muitas duvidas.

    Resposta
  • 1 de novembro de 2017 em 7:00 AM
    Permalink

    Amei ,vou tentar entrar nesse mundo low

    Resposta
  • 5 de novembro de 2017 em 10:37 AM
    Permalink

    Olá! Gostei muito do artigo! Tentei fazer a receita do pão e não deu certo, virou uma pasta mole, tipo creme! Achei estranho porque pela receita vai muito líquido, 3cx de creme de leite mais uma de água e uma xícara de farinha de amendoim! Nossa ficou uma pasta braba! Você pode me esclarecer?

    Resposta
    • 9 de novembro de 2017 em 10:53 AM
      Permalink

      oi Marga, tudo bem? São três colheres de sopa (cs) e não caixas (cx)!! 😉

      Resposta
  • 17 de novembro de 2017 em 8:27 AM
    Permalink

    Olá amigos ,comecei ontem 16/11/2017 a dieta preciso eliminar 15 kilos ,estou bem confiante gostei muito dessas receitas bora tentar ….

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *