Gordura Saturada pode ser boa para você

Traduzido da matéria em inglês publicada no Eurekalert (veja o original clicando aqui).

Para o estudo original publicado em 30 de novembro (“Visceral adiposity and metabolic syndrome after very high–fat and low-fat isocaloric diets: a randomized controlled trial”), clique aqui.

Estudo norueguês desafia a ideia sustentada há anos de que gordura saturada não é saudável.

Universidade  de  BERGEN

Um novo estudo norueguês sobre intervenção em dieta (FATFUNC), desenvolvido por pesquisadores no centro de pesquisas sobre diabetes KG Jebsen da Universidade de Bergen, levanta questionamento sobre a validade da hipótese sobre dietas que prevaleceu por mais de meio século: a ideia de que gordura na dieta e particularmente a gordura saturada não é saudável para a maioria das pessoas.

Os pesquisadores encontraram efeitos  extremamente similares sobre a saúde quando compararam dietas baseadas em poucos carboidratos processados ou em gorduras.

No estudo clínico controlado randomizado, 38 homens com obesidade abdominal seguiram um padrão de dieta alto em carboidrato ou alto em gordura, das quais aproximadamente a metade era gordura saturada.

A gordura corporal na região abdominal, fígado e coração foi medida com análises precisas, assim como diversos fatores chave de risco para doenças cardiovasculares.

“O alto consumo de gorduras totais e saturadas não aumentou o risco calculado de doenças cardiovasculares,” diz o professor e cardiologista Ottar Nygård que contribuiu com o estudo.

“Os participantes da dieta de muita gordura também tiveram melhoras substanciais em diversos fatores de risco cardiometabólicos importantes, tais como acúmulo de gordura ectópica (gordura nos órgãos e músculos), pressão arterial, gordura circulante no sangue (triglicérides), insulina e glicemia.”

Comida de alta qualidade é mais saudável

Os dois grupos tiveram ingestão similar calórica, de proteínas, de gorduras poli-insaturadas, o tipo de alimentação era o mesmo e variava principalmente em quantidade, e o consumo de açúcar adicionado foi minimizado.

“Nós olhamos para os efeitos da gordura total e da saturada no contexto de uma dieta saudável rica em comida fresca, nutritiva e pouco processada, incluindo grande quantidade de vegetais e arroz ao invés de produtos baseados em farinha,” diz Viviane Veum, candidata a PhD.

“As fontes de gordura também era pouco processadas, principalmente manteiga, creme de leite e óleos prensados a frio.”

A ingestão calórica total estava dentro dos intervalos padrões. Mesmo os participantes que aumentaram sua ingestão calórica durante o estudo apresentaram reduções substanciais nos estoques de gordura e no risco de doenças.

“Nossos achados indicam que o princípio primordial de uma dieta saudável não é a quantidade de gorduras ou carboidratos, mas a qualidade da comida que comemos,” diz Johnny Laupsa-Borge, candidato a PhD.

Gordura Saturada aumenta o colesterol “bom”

A gordura saturada tem sido culpada por provocar doenças cardiovasculares porque aumenta o colesterol “ruim”, o LDL, no sangue. Porém, mesmo com uma ingestão maior de gordura no estudo FATFUNC comparado com estudos similares, os autores não encontraram aumento significativo no colesterol LDL.

Além disso, o colesterol “bom” aumentou apenas na dieta de alta ingestão de gordura.

“Estes resultados indicam que a maioria das pessoas saudáveis provavelmente toleram bem uma alta ingestão de gordura saturada, desde que a qualidade da gordura seja boa e a ingestão calórica total não seja muito alta. Pode ser até mesmo ser saudável,” diz Ottar Nygård.

“Os próximos estudos deveriam examinar quais pessoas ou pacientes podem ter que limitar a ingestão de gordura saturada,” aponta o professor assistente Simon Nitter Dankel, que liderou o estudo em conjunto com o diretor de clínicas laboratoriais, professor Gunnar Mellgren, do Hospital Universitário Haukeland em Bergen, Noruega.

“Mas os riscos à saúde associados à ingestão de gorduras de boa qualidade foram bastante exagerados. Pode ser mais importante para a saúde pública encorajar a redução do consumo de produtos processados baseados em farinha de trigo, de gorduras altamente processadas e de comidas com açúcar adicionado,” ele diz.

Detalhes: O estudo FATFUNC

  • O Estudo se chama (FATFUNC) e foi realizado por pesquisadores do Centro de Pesquisas sobre Diabetes KG Jebsen, no Departamento de Ciência Clínica da Universidade de Bergen.
  • No estudo clínico controlado randozimado, 38 homens com obesidade abdominal seguiram uma dieta alta em carboidratos (53 % da ingestão calórica total, em linha com as recomendações oficiais) ou alta em gordura (71 % da ingestão calórica total, das quais aproximadamente metade era gordura saturada).
  • A gordura abdominal, no fígado e no coração foi medida com análises precisas (Tomografia Computadorizada), em conjunto com diversos fatores chave de risco para doenças cardiovasculares.
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Traduzimos esta matéria do Eurekalert sobre um estudo publicado recentemente por uma equipe de cientistas da Universidade de Bergen que mostra que combinar Comida de Verdade com alto teor de gordura (mesmo que saturada) pode fazer bem à saúde.
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Eurekalert

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