Paleo Roti (Pão indiano) sem nuts e sem glúten

traduzida do blog “Myt Heart Beets” (clique aqui para ver o original)

Autora: Ashley Thomas

Porção: Serve 2 pessoas

Ingredientes

  • ½ xícara farinha de linhaça.
  • ½ xícara de tapioca.
  • 1 xícara de leite de coco, integral.
  • Sal a gosto.
  • Opcional: ghee para passar depois de pronto

Como fazer

  1. Pré-aqueça uma frigideira de 25 cm em fogo médio.
  2. Misture todos os ingredientes em uma tigela e despeje metade da massa (um pouco menos de 1 xícara) na frigideira. Espalhe com uma colher.
  3. Depois de 2 a 3 minutos, ou quando a massa ficar macia e parecer quase toda cozida, vire o Roti para cozinhar o outro lado. (Se estiver preocupado de queimar as laterais, abaixe o fogo).
  4. Se a massa que sobrou ficar muito grossa, adicione mais leite de coco para afinar. Despeje o restante na frigideira e cozinhe os lados até dourar.

Dicas

Se a parte interna do Roti parecer pouco cozido, coloque o pão em papel manteiga e asse por 10 a 15 minutos a 180°C.

Você vai notar que quanto mais tempo a massa fica na tigela, mais grossa vai ficar. Isso acontece porque a farinha de linhaça absorve a umidade rapidamente. Se isso acontecer, adicione mais leite de coco para afinar a massa. Senão, seu primeiro Roti ficará fino e o segundo mais grosso.

Comentários sobre a farinha de linhaça:

– Alta concentração de fibras. Se você não está acostumado a comer muita fibra, pode te causar gases e constipação.

– Farinha de Linhaça fica rançosa rapidamente. O aconselhável é manter no freezer e verificar antes de usar se ainda está boa.

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Resumo
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Nome da receita
Receita de Roti Paleo (sem nuts)
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