Histórico do Kettlebell

Esse é o kettlebellSe você nunca viu ou ouviu falar de kettlebell, tenho certeza de que minha sequência de posts sobre ele vai te ajudar muito. Ele é esse aí da foto!

Tenho usado o kettlebell já há alguns anos em meus treinos e nos de meus alunos e os resultados na força e resistência muscular são impressionantes.

Antes de você sair por aí tentando levantar um deles, fica o aviso: é muito importante fazer o movimento certo! Portanto, se você não tem prática, recomendo fortemente encontrar um instrutor com experiência no assunto.

O kettlebell, ou gyria (em russo), teve sua origem na Rússia. Há relatos de sua existência desde 1704 e era utilizado como contrapeso nas balanças de sacas de cereais nos mercados locais.

No final do dia de trabalho, feirantes se divertiam jogando estes contrapesos para o alto ou segurando por mais tempo. Como os russos sempre deram muito valor à parte física, principalmente com relação à força, aos poucos estas brincadeiras começaram a ficar mais sérias e começaram a aparecer competições amadoras.

Acontecimentos importantes na história do kettlebell

– Década de 10: revista russa “Hercules” divulgou “nenhum esporte ou atividade desenvolve nosso corpo e força muscular como o treinamento com kettlebells”.

– Década de 30/40: Kettlebell era utilizado para treinamento do exército russo na 2ª Guerra Mundial.

– Década de 50: kettlebell se torna esporte nacional da Russia.

– Década de 60: pratica com frequência nas escolas e universidades.

– Década de 70: A equipe de atletismo da Rússia (esporte de arremesso de peso) utilizou na preparação física para os Jogos  Olímpicos de 80.

– Década de 80: Federação Russa de levantamento de Peso criou uma comissão de kettlebell com o objetivo de diminuir os gastos no sistema de saúde e manter a população forte e saudável.

– Meados de 2000, Pavel Tsatsouline (instrutor das Forças Especiais Russas) levou o kettlebell para o Ocidente, mais precisamente para os EUA.

E hoje em dia?

Atualmente vemos o kettlebell sendo aplicado nos esportes de alto rendimento (futebol, basquete – NBA , futebol americano – NFL, MMA…), pelas forças armadas dos EUA (como por exemplo, Mariners e FBI) e praticantes de atividade física em geral!

Tudo isso para falar que o treinamento não é uma moda e sim algo que existe faz séculos!!!

No próximo post, falarei mais sobre os benefícios do treinamento com kettlebells para a população em geral!

Até mais!!!

Summary
Histórico do Kettlebell
Article Name
Histórico do Kettlebell
Description
Breve história do Kettlebell no mundo.
Author
Print Friendly, PDF & Email

Um comentário em “Histórico do Kettlebell

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *