Turkish Get Up: Kettlebell básico com coach Rodrigo

Tudo bem por aí? Chegamos hoje ao quarto post da sequência sobre Kettlebell e falaremos do TGU (Turkish Get Up).

Se quiser ler meus posts anteriores sobre Kettlebell, clique aqui.

Se você tem a intenção de ser uma pessoa forte, está na hora de começar à fazer o TGU! Sabe por que?

É um exercício que desafia e testa sua força, pois trabalha o corpo de forma integrada (diversos músculos ao mesmo tempo) em diversos planos.

Por esta razão é considerado um exercício bem funcional: treinamos força, resistência, mobilidade, coordenação e, também aeróbico!

Se você nunca viu alguém realizando este movimento, veja o vídeo abaixo. No próximo post falarei dele passo a passo.

Por que fazer Turkish Get Up?

– Um exercício que trabalha o corpo todo: em apenas um exercício, você treina ombro, braço, core, grande dorsal, quadril, glúteos e quadríceps.

– Gasto calórico: como utiliza diversos grupos musculares, a frequência cardíaca sobe, aumenta o gasto calórico, auxiliando no emagrecimento.

– Ombro forte e móvel: treinamos com o kettlebell, pois o peso fica fora do centro de gravidade e, desta forma, trabalhamos todos os pequenos músculos estabilizadores, deixando-os mais fortes e minimizando o risco de lesões.

Diminuição de dores nas costas e melhora da mobilidade do quadril: para executar o movimento corretamente, é necessário que o quadril se mova bem. O quadril movendo-se bem, é ótimo para que não tenha dores na região lombar.

Fortalecimento do CORE: durante a execução do movimento, fazemos a flexão, rotação e estabilização do CORE. Com isso, você cria um corpo forte para suas atividades diárias, bem como a prática de outras atividades esportivas (lutas, futebol, tênis, corrida etc).

– Melhora na postura:  como o praticante se preocupa em estar com a postura correta para executar o movimento, o praticante ganha uma consciência corporal maior e isso contribui para uma melhor postura;

– Treinar unilateralidade e corrigir assimetrias: como o exercício é realizado unilateralmente, eu gosto de utilizar este exercício para corrigir assimetrias existentes e também para identificar possíveis pontos fracos do meu aluno (seja pela falta de força no ombro, falta de mobilidade no quadril, core fraco, entre outras coisas).

Com isso, este é um exercício ótimo para melhorar a qualidade de se mover e também para dar informações sobre o que preciso focar com meu aluno;

No próximo post falaremos sobre o passo a passo do TGU!

Até mais!

Rodrigo John Cunha

Coach e Personal Trainer

Se quiser tirar dúvidas ou marcar uma aula (atendo em São Paulo, capital) é só entrar em contato comigo no whatsApp 11 99859-7486 ou e-mail john.rodrigo@gmail.com

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Turkish Get Up: Kettlebell básico com coach Rodrigo
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Turkish Get Up: Kettlebell básico com coach Rodrigo
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O TGU é um exercício básico para quem usa Kettlebell nos treinos. Trabalha o corpo todo e focado em deixar o praticante com a musculatura mais forte e preparada para os movimentos de seu exercício físico preferido
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