Como fazer agachamento com kettlebell?

Se você tem interesse em saltar mais alto, mais longe, ficar mais forte, emagrecer, não ter dor nos joelhos e na lombar, você precisa colocar agachamento na sua rotina de treinos!

Este é um exercício que consiste em abaixar o corpo (flexão do joelho), podendo ficar de cócoras e depois subir até que o corpo fique ereto.

Mas os detalhes eu te conto logo mais abaixo.

Passo a passo para fazer agachamento com kettlebell?

Mantenha os pés afastados, pouco mais que a largura dos ombros. Os pés apontam um pouco para fora e ficam firmes no chão (não levantar o calcanhar).

Quando  agachar, importante levar o quadril para trás, flexionar o joelho e as costas eretas (não arredondar).

Assim que descer, suba utilizando a força da perna (quadríceps), deixando o abdômen e os músculos das costas ativados!

Veja no vídeo abaixo qual a mecânica do movimento.

Qualquer um pode realizar o agachamento?

Precisamos ter cautela para realizar este exercício. Teoricamente todos poderiam e deveriam agachar (este é um dos movimentos básicos que todos deveriam fazer), mas sabemos que devido à vida moderna, algumas pessoas estão perdendo a capacidade de se mover e é necessário tomar cuidado para executar agachamento com pesos.

É importante ter o acompanhamento de um profissional para que seja feita uma avaliação da capacidade do praticamente de se mover e, caso necessário, passar corretivos para melhorar a flexão do quadril e/ou tornozelo de modo que o praticante readquira a condição de agachar.

Como fazer agachamento

 

Benefícios do agachamento

– Melhora da mobilidade e, desta forma, reduzir a chance de lesão na lombar e diminuir das dores no joelho

– Como trabalha grandes grupos musculares, acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura!

– Ganho de força no quadríceps (coxa), glúteos, core e músculos das costas

– Melhora do equilíbrio: o agachamento promove o fortalecimento dos músculos estabilizadores, desta forma, melhora o equilíbrio corporal

– Melhora nas atividades rotineiras do dia a dia: caminhar, levantar, sentar, subir escadas,…

– Melhorar o desempenho em diversas modalidades esportivas, tais como futebol, vôlei , basquete, handebol… pois melhorará a capacidade de saltar e correr.

Concluindo…

Se for listar 5 exercícios mais importantes para realizar, o agachamento será um deles! Ano de 2018 está começando, se ainda não está na sua rotina de treinos, chegou a hora de começar!!!

No próximo post falarei de duas exercícios básicos muito utilizados no treinamento com kettlebell: o clean e o press!!!

Até mais!!!

Rodrigo John Cunha

Coach e Personal Trainer

Se quiser tirar dúvidas ou marcar uma aula (atendo em São Paulo, capital) é só entrar em contato comigo no whatsApp 11 99859-7486 ou e-mail john.rodrigo@gmail.com

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Como fazer agachamento com kettlebell
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Como fazer agachamento com kettlebell
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Se você não havia imaginado como fazer agachamento com kettlebell, o coach Rodrigo John mostra neste post. Muitos benefícios, mas também cuidados para não se lesionar.
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